Vamos comentar! O seu comentário é o nosso incentivo!

quinta-feira, outubro 18, 2012

Top 5: Os Melhores filmes sobre Maria Antonieta

Na novela Avenida Brasil (Globo) a empregada Zezé sempre chamava a Nina de Maria Antonieta , e por isso selecionamos os melhores filmes sobre Maria Antonieta Confira e saiba mais sobre essa grande mulher. 

Marie Antoinette (2006) Com Kirsten Dunst - Direção Sofia Coppola
Virar ícone de uma época – representar uma classe, um modo de pensar e de viver – é destino para poucas pessoas. Uma delas, sem dúvida, foi a austríaca Maria Antônia Josefa Johanna von Habsburg-Lothringen, ou simplesmente Maria Antonieta. O problema é que, dependendo de quem a julga, ela é vista de jeitos completamente diferentes. A controvérsia começou ainda na época de sua morte, no fim do século 18. De um lado, era tida como símbolo da arrogância e da insensatez da monarquia francesa. De outro, era admirada como uma mártir, quase uma santa, sacrificada por loucos que tinham se voltado contra a ordem sagrada das coisas.

Adeus, minha Rainha  (2012, Les Adieux à la reine )
Durante muito tempo, a discórdia prosseguiu e, no meio da briga, sobrava pouco espaço para quem queria conhecer a Maria Antonieta de carne e osso. Nos últimos anos, porém, historiadores têm se esforçado para trazer à tona uma imagem mais equilibrada da rainha. Os novos estudos mostram que Maria Antonieta não foi uma mulher fútil e ingênua, mas uma mestra em usar o glamour como arma para se firmar numa corte estranha e hostil.

3° O Enigma do Colar (2001) Com Hilary Swank e Joely Richardson
“Maria Antonieta entendeu que ser uma rainha significava essencialmente interpretar um papel. Mais que isso, ela logo descobriu que, por meio de mudanças na moda, ela podia modificar esse papel e até fugir dele”, afirma a pesquisadora americana Caroline Weber, especialista em cultura francesa do século 18 e autora de Queen of Fashion (“Rainha da moda”, inédito em português). “Isso mostra que, até certo ponto, ela tinha uma percepção bem sofisticada e muito moderna do poder da imagem para mudar a realidade.”

4° Jefferson em Paris (1995) Nick Nolte e  Gwyneth Paltrow
Mas toda a astúcia com que Maria Antonieta se firmou na corte de seu marido, o rei Luís XVI, não lhe serviu de nada quando estourou a Revolução Francesa, em 1789, que proclamou a liberdade e a igualdade para todos os cidadãos. Foi uma das maiores reviravoltas da história, considerada o marco que separa a Idade Moderna da Idade Contemporânea. Era o fim do que ficaria conhecido como o “Antigo Regime”, em que os privilégios da nobreza estavam acima de tudo. Era o fim do mundo de Maria Antonieta.

5° La nuit de Varen (1982 , A noite de Varennes) 
Em 20 de setembro de 1792, as forças francesas detiveram os invasores. No dia seguinte, a república foi proclamada e a família real foi presa. O ódio contra a nobreza atingiu o ápice. Uma das melhores amigas da rainha, a princesa de Lamballe, foi linchada. Enfiada na ponta de um pedaço de pau, sua cabeça foi levada até a janela da cela de Maria Antonieta, que entrou em pânico e desmaiou.

Em janeiro de 1793, Luís XVI foi guilhotinado. Isolada na prisão, Maria Antonieta passou a vestir apenas preto. Foi levada a julgamento, acusada até de incesto com o filho mais novo. O processo não trouxe qualquer evidência concreta contra Maria Antonieta. Quando o júri exigiu uma explicação sobre o incesto, a ex-rainha gritou: “Se não respondi, foi porque a natureza se recusa a responder tal acusação feita a uma mãe. Apelo às mães aqui presentes!” Foi o único momento em que o público protestou em sua defesa. Condenada à morte, Maria Antonieta viveu um papel que não combinava com ela, o de vítima. Em 16 de outubro de 1793, foi guilhotinada em praça pública.

Menções Honrosas Outros Filme sobre Maria Antonieta
  • Napoléon (1927)
  • Madame Du Barry (1934)

  • Marie Antoinette (1938)
  • Black Magic (1949)
  • Scaramouche (1952)
  • Si Versailles m'était conté (1954)
  • Marie-Antoinette reine de France (1956)
  • The Story of Mankind (1957)
  • Start the Revolution Without Me (1970)
  • Lady Oscar (1979)
  • La nuit de Varennes (1982)
  • La Révolution française (1989)
  • L'Autrichienne (1990)
  • Beaumarchais l'insolent (1996)
  • Ridicule (1996)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...