Vamos comentar! O seu comentário é o nosso incentivo!

terça-feira, novembro 13, 2012

Top 10: Os Maiores Vilões do Cinema - Parte 4



Em mais de um século de cinema, alguns
 vilões deixaram sua marca. Confira a seguir a quarta parte da serie Os Maiores Vilões do cinema Desde os mais atrapalhados aos mais sanguinários, são aqueles  personagens que nós não simplesmente odiamos, mas amamos odiar.

1° Freddy Krueger
Outro vilão mais do que consagrado. Freddy é o famoso assassino da Elm Street. Depois de uma infância sofrida, o cara fica doido e começa a matar pessoas no bairro. Ao descobrirem isso, seus vizinhos, revoltados, queimam sua casa com ele dentro. No momento da morte, Freddy faz um pacto com seres sobrenaturais: em troca de imortalidade, ele se torna um assassino dos sonhos: ganha o poder de aparecer no sonho das pessoas e matá-las, causando assim sua morte no mundo real. Sua aparência é icônica: a camisa listrada, o rosto desfigurado, e as luvas com garras são inconfundíveis. Sua personalidade debochada e semi-cômica também o consagrou: seus bordões são clássicos no terror, o mais famoso deles sendo uma irônica alusão à sua desagradável mania de desmembrar suas vítimas: “Vamos por partes!”.

2° Jason  Voorhees
Jason, com sua máscara de hóquei, é um dos mais notórios assassinos da história do cinema de terror. Originalmente, Jason era apenas um garoto que morreu afogado em um lago por um descuido dos monitores. Sua mãe, Pamela Voorhees, revoltada, matou vários monitores, mas acabou sendo decapitada por  um deles. Vendo sua mãe morta, Jason retornou à vida para vingá-la. E por falar nisso, Jason é um mestre das ressurreições: em todos os filmes em que aparece, ele já foi baleado, esfaqueado, cegado, afogado, atropelado, queimado, eletrocutado, criogenizado, enforcado, decepado e explodido… E ele SEMPRE volta.

Chuck
Como esse pequeno lunático poderia não entrar na nossa lista? Chuck era um boneco inofensivo até que, graças a um ritual vodu, a alma do assassino em série Charles Lee Ray entrou em seu corpo Made in China. Depois disso, ele saiu por aí matando gente das formas mais criativas: degolando, enforcando, explodindo…  A franquia do boneco psicótico é uma das famosas do gênero terror, considerada hoje um clássico do cinema trash: nela estão incluídos alguns dos momentos mais memoráveis de Hollywood, como a cena no filme A Noiva de Chuck (o quarto da série) em que o boneco tem um diálogo sobre sexo com a namorada:

4° Enfermeira Ratched
A enfermeira Ratched é a tirana que controla a vida de todos os pacientes do hospício deUm Estranho no Ninho de 1975. Se não fosse por Randle McMurphy (interpretado brilhantemente por Jack Nicholson), que chega para mudar um pouco as regras. Mas no final, a vilã vence, de certa forma. Louise ganhou o Oscar de Melhor Atriz por sua peformance. Um Estranho no Ninho é até hoje um dos únicos três filmes a ganhar os Cinco Grande prêmios do Oscar: Melhor Filme, Atriz, Ator, Diretor e Roteiro.

 Sauron
Como pode um olho gigante de fogo ser um vilão? Simples: vamos dar uma olhada no background do sujeito: ele presenteou reis humanos com anéis de poder, e depois usou os anéis para controlá-los. Causou fome, guerra, destruição e massacre na Terra Média. Foi derrotado pelo Rei Isildur e perdeu sua fonte de poder, o Um Anel. Voltou eras depois tentando recuperar o anel. Mais guerra e massacre. Ah vai…com certeza esse cara é um mega vilão. O irônico é que foi derrotado pela criatura aparentemente mais insignificante da Terra Média: um hobbit. Bela mensagem do Mestre Tolkien.

6° Hans Landa
Conhecido como “O Caçador de Judeus”, Hans Landa é um coronel nazista responsável por procurar judeus fugitivos e exterminá-los. Embora cruel e frio, Landa é um poliglota elegante e polido. Movido pela ambição, ele percebe que os ideais alemães serão derrotados, traindo o Partido Nazista em busca de imunidade política. A sensacional atuação de Christopher Waltz lhe rendeu um merecido Oscar de melhor ator coadjuvante.

 Leatherface
Este clássico, lançado em 1974, trouxe uma revolução ao cinema de terror. Com uma história que valorizava o terror psicológico, a película inaugurava uma nova tendência: filmes com violência e sangue mostrados explicitamente, sem nenhum pudor. Leatherface é um assassino que usa uma serra elétrica ou uma marreta para matar suas vítimas, promovendo uma chacina no distrito de Travis, Texas. Ele usa uma máscara feita com a pele de suas vítimas, daí seu nome (Máscara de Couro, em inglês). Mais assustador ainda é o fato de o filme ser baseado numa história verídica. O próprio Leatherface é inspirado no assassino da vida real Ed Gein, que realmente vestia a pele de suas vítimas, além de exumar túmulos para roubar crânios e outras partes humanas. Assustador!

8°  Jigsaw
Jigsaw é um cara bem criativo. Ele nunca mata suas vítimas diretamente; ao invés disso, ele bola armadilhas (que ele chama de “jogos”) cuja única escapatória geralmente envolve matar outras pessoas, obrigando suas vítimas a colocar de lado a ética e moralidade, se quiserem salvar a própria pele. Jigsaw não escolhe os “jogadores” ao acaso: ele sequestra pessoas que julga estarem desperdiçando suas vidas, colocando-as em situações nas quais elas precisam valorizar suas próprias vidas acima de tudo.

9° Anton  Chigurh
Anton é um assassino psicótico sem nenhum senso de humor e nenhuma piedade. Frio e calculista, ele é enviado para encontrar Llewelyn Moss (Josh Brolin), que tinha fugido com uma mala contendo dois milhões de dólares. Anton dá uma tremenda dor-de-cabeça para o xerife da cidade, interpretado por Tommy Lee Jones. O papel rendeu o Oscar de melhor ator coadjuvante para Javier Bardem.

10° John  Doe
John Doe é um assassino psicótico um tanto criativo: cometeu crimes brutais, cada um baseado em um pecado capital, com o intuito de provar sua tese: a humanidade não respeita mais as leis divinas e deve ser lembrada de forma prática dos 7 pecados capitais. Simples e direto. Deu bastante trabalho para os detetives Mills (Brad Pitt) e Somerset (Morgan Freeman). Lembrando que o ator Kevin Spacey interpretou Lex Luthor no filme Superman: O Retorno.

Qual o seu vilão favorito ? 

Continua...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...