Todos os anos, o World Airlines Awards elege as melhores companhias aéreas do mundo, separando em diferentes categorias e fazendo um ranking dos selecionados, desde 1999. Para se chegar no resultado, foram colhidas as opiniões de mais de 18 milhões de passageiros que voaram em mais de 200 empresas de diferentes países.
Alguns dos quesitos que fazem uma companhia aérea ser bem avaliada, são: conforto, serviços de bordo, serviços adicionais, valor da passagem e atendimento. A pesquisa de satisfação compreende outros fatores que permitem determinar e posicionar as melhores empresas aéreas, na visão do consumidor.
A grande campeã deste ano, repetindo o feito do ano passado, foi a Qatar Airways. A empresa do oriente médio conseguiu atingir um bom índice de satisfação na maioria dos quesitos analisados, demonstrando que presa pela excelência em seus serviços e atendimento ao cliente. Os outros dois lugares do pódio ficaram com a Asiana Airlines, em segunda posição, que foi selecionada diante das novidades a bordo, como shows de mágica para entreter o passageiro e maquiagens para as mulheres a bordo. Vindo em sequência, aparece a Singapore Airlines que conquistou o terceiro lugar.
Nenhuma empresa aérea brasileira conseguiu entrar no top 10, sendo a TAM a primeira a aparecer no ranking, na 32a posição. Dentre as 100 primeiras colocadas, a Azul e Avianca também conquistaram um lugar.
Acompanhe o ranking das 10 melhores:
4. Cathay Pacific Airways
5. ANA All Nippon Airways